História
Dados históricos comprovam que tribos indígenas viveram nas atuais terras do município. Turuçu, na língua indígena, quer dizer “águas grandes”, em referência ao Arroio homônimo que lhe empresta o nome, divisa com o município de São Lourenço do Sul.
No ano de 1920, a família do Sr. Arthur Lange mudou-se para a região da Colônia Azevedo. Morando em um rancho aos fundos da Escola Carlos Koseritz,passou a plantar arroz na costa do Arroio Grande. Depois, mudou-se para a Feitoria, onde continuou a cultura agrícola, desenvolvendo, paralelamente,outras atividades: a oficina mecânica e a ferraria. A família ali permaneceu até 1930, ocasião em que se associou a José Halfen no curtume, transferindo o empreendimento para Arroio Grande. A atuação da família assegurou a manutenção dos poucos e rudimentares implementos agrícolas existentes à época.
Aos poucos, foram chegando mais algumas famílias à região. Plantavam e comercializavam seus produtos, principalmente para as cidades mais próximas –Pelotas e São Lourenço do Sul. Em 1935, Arthur Lange fundou uma fábrica de tamancos coloniais e chinelos, que, embora fosse rudimentar, já proporcionava oportunidades de emprego à comunidade. Um ano após, compraria a parte de seu sócio, José Halfen, que fora morar na cidade de Pelotas.
Em janeiro de 1949, foi constituída a empresa Arthur Lange e Filhos Ltda. Durante a década de 50, o empreendimento evoluiu, concentrando suas atividades econômicas no curtimento de couros bovinos e na fabricação de chinelos e tamancos. Cerca de dez anos de sua fundação, a empresa passou também a exportar seus produtos, satisfazendo clientes e consumidores dos cinco continentes.
Um fato importante a se destacar: a construção da rodovia federal, BR 116, no ano de 1960. Como principal via de acesso da região, contribuiu para o desenvolvimento industrial e para formação da Vila Arthur Lange, hoje sede do município de Turuçu.
Turuçu é um município praticamente agrícola com uma cultura diversificada.Destaca-se pelo cultivo da pimenta calabresa, o que faz com que Turuçu seja conhecida como a “Capital Nacional da Pimenta Vermelha”. O município foi criado através da Lei nº 10.649, de 28 de dezembro de 1995, e instalado em 1º de janeiro de 1997.